Sérgio Mapsanganhe

Nasceu em Moamba, Província de Maputo em 1975,tendo iniciado a sua carreira profissional em Janeiro de 2000, no Ministério das Pescas. De 2004 a 2017 passou sucessivamente pelo Ministério da Agricultara, Unidade Técnica de Implementação da Política de Informática e Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, sempre na área de informática.

É actualmente Director-Geral Adjunto do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), empossado pelo Primeiro-Ministro a 15 de Dezembro de 2017. Anteriormente desempenhou a função de Director Nacional de Governo Electrónico no Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Desde 2010 que tem estado envolvido na liderança e nas equipas no âmbito dos processos de modernização administrativa do Estado e provisão de serviços públicos digitais em Moçambique. É na área de Governo Electrónico,
nos últimos 8 anos, em que, entre outros:

  • Liderou o Projecto de Infra-estrutura de Chave Pública de Moçambique, como Ponto Focal do país no Projecto de Apoio àmMelhoria e Proximidade dos Serviços Públicos nos PALOP e Timor-Leste (PASP/PALOP-TL).
  • Liderou o Projecto de implementação da primeira Cloud privativa do Governo de Moçambique para a provisão de serviços partilhados do Governo Electrónico.
  • Participou na conceptualização e implementação da Plataforma Integrada de Prestação de Serviços ao Cidadão (e-BAÚ), como Assessor de TIC do Projecto.
  • Contribuiu e participou na elaboração de legislação e políticas do sector das TIC, com enfoque para a Lei de Transacções Electrónicas, Regulamento de Interoperabilidade e Política para a Sociedade de
    Informação.
  • Liderou a contraparte nacional no processo de gestão da consultoria externa – eGovernment Fundamentals – para conceptualização e implementação de plataformas estruturantes de eGOV.
  • Implementou e geriu o primeiro Sistema Centralizado de Correio Electrónico do Governo de Moçambique.
  • Participou na Implementação e Gestão da Rede Electrónica do Governo (GovNET).
  • É autor de trabalhos científicos em colaboração com especialistas do Governo de Moçambique.
  • É Licenciado em Tecnologias e Sistemas de Informação e actualmente
    Mestrando em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa (UNL)/ Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM).